sexta-feira, 24 de junho de 2011

CICLO JUNINO

TAI de Pesquisa II – Unidade. Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Componente Curricular: História (H.C.P). Eixos: Ciclo. Professor: Ferreira.EEPM. Conteúdos: Ciclo Junino. Séries: Ensino Fundamental & Médio. Fontes pesquisadas: Internet. (Pesquisas no Google e Wikipédia). Resenha e adaptações: Professor - Ferreira. Feira Nova (PE) 2011


CICLO JUNINO

Ciclo Junino: ocorre durante a cada ano no mês de Junho, quando se homenageia Santo Antônio, São João e São Pedro. Manifesta-se em praticamente todo o Estado. Destaque para Caruaru (A capital do forró) Carpina, Limoeiro, Feira Nova, Petrolina, Paulista, Recife e Olinda e Campina Grande na Paraíba (PB). É tempo de fogueira, de ruas enfeitadas de bandeirola e balões, de fazer adivinhações, de soltar fogos, de apreciar bandas de pífano, cantadores, acorda povo, bacamarteiros, violeiros, emboladores e de dançar quadrilha, forró, ciranda, xote, xaxado, coco e Baião.

Em Caruaru terra de Mestre Vitalino e da grande feira-de Caruaru. o ciclo Junino é comemorado com muitos dias de festejos, bandas de forró muita gente de todas as partes do Brasil e também do mundo, vem conhecer esse arraia que é o maior do mundo! (muita festa e animação, com queima de fogos, forró e muita animação)

Caruaru a capital do Forró

Localização: Vale do Ipojuca, Agreste (PE)
População: 314.951 habitantes, segundo levantamento do IBGE do ano 2010
Sua área territorial é de 921 Km2 (quilómetros quadrados).
Temperatura média: 26°C
Principais atividades econômicas: agricultura, artesanato,comércio, indústria e turismo.
Distritos: Caruaru sede, Carapatós, Latejo do Cedro, Gonçalves Ferreira
Data de fundação: 18 de Maio de 1857



O Ciclo Junino é vivenciado no Brasil e principalmente no Nordeste é um período de muita festa e alegria com fogueiras, fogos, comidas típicas e muito forró pé - de – serra.

Para muitos estudiosos esse período se inicia em 19 de Março dia dedicado a São José e ao plantio do milho a base da culinária típica Junina com muitas receitas de da água na boca. São feitas muitas rezas, promessas e procissões para pedir um inverno chuvoso, tendo o pai adotivo do menino Jesus como mediador.


Os principais santos do período Junino são: Santo Antônio, São João e São Pedro.


Santo Antônio: (1195 – 1230 / Lisboa Pt – Pádua It) comemorado no dia 13 de Junho sendo a véspera considerado o dia dos namorados, Conhecido como Santo casamenteiro. Nos cultos afro-brasileiros é confundido com os arixás guerreiros, Oxosse e Ogum.


São João: (Também conhecido como João Batista) É comemorado no dia do seu nascimento 24 de Junho filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria mãe do filho de Deus. Seu nascimento foi anunciado pelo Anjo Gabriel. Quando adulto pregava, batizava no rio Jordão. Teve sua cabeça degolada. Nos cultos afro-brasileiros é confundido com o arixá Xangô.


São Pedro: É festejado em 29 de Junho foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus para ser o fundador da Igreja Católica “ Segue-me e farei de ti pescador de homens” Foi o primeiro Papa da Igreja Católica. Nasceu na Galileia foi pescador conhecido também como Simão Pedro e Simão Barjona. Morreu crucificado, pregado em uma cruz de cabeça para baixo. Nos cultos afro-brasileiros tem um correspondente nos orixás Exu ou Legbá.


São Paulo: Também é comemorado no dia 29 de Junho. Foi cidadão Romano. Conhecido como Saulo foi um cruel perseguidor dos cristãos. Viajando pela estrada de Damasco ouviu a voz de Jesus, converteu-se e passou a pregar o evangelho. Foi decapitado por uma espada.


Tradições Juninas


A queima da fogueira: Para anunciar o nascimento de João Batista. É uma pratica que polui o meio ambiente. Segundo a tradição ela deve ser feita por sete anos consecutivos, pois quem falta a tradição corre o risco de ficar doente ou até mesmo morrer. Elas são acesas as 16:00 horas nas vésperas dos três grandes dias 13, 24 e 29 de Junho.


As Comidas Típicas: São alimentos feito principalmente a base de milho e coco! Uma verdadeira delicia bem quentinhas. Tanto que se você não tiver cuidado pode até engolir sua língua (:@ literalmente falando é claro!:))


Milho assado na fogueira; Pamonha (Doce e salgada); Canjica, Pé de moleque, Bolo de milho, Bolo de mandioca, Cocada, Arroz doce, Queijo assado na brasa etc.


Fogos: Os meninos costumam soltar os mais diversos fogos como: Estraque de sala, estrelinha, palito, peido de velha, bomba, bomba cordão, vulcão... Eles produzem um espetaculo de cores luzes e muito barulho! ATENÇÃO Os fogos são muito perigosos quando mau utilizados podem causar queimaduras perda de partes dos corpo ou até mesmo a morte. Tomem cuidado ao usa-los! respeitem as residências com crianças novinhas e idosos.


Balões: Os balões fascinam muito as pessoas, são muito bonitos e coloridos mais essa tradição é muito perigosa para o meio ambiente e as pessoas, pois pode provocar muitos danos como: Incêndios em áreas urbanas, florestas, áreas industriais, acidentes com aviões, carros etc.


OS BACARMATEIROS


Bacamarteiros: Essa tradição é decorrente da guerra do Paraguai (1865) quando as descargas de artilharias das granadeiros eram usadas para anunciar as vitórias ou assustar os inimigos. Posteriormente as armas foram dotadas pelos cangaceiros e jagunço do sertão nordestino e, mas tarde, incorporado ao folclore do ciclo Juninos e natalino, nas exibições colectivas. Os atiradores de bacamarte, fardados, sob a direção de um comandante exibindo com valentia, o poder de fogo de seus bacamartes (Amar de fofo de cano curto e largo).

Os Bacamarteiros: São constituídos da reunião de atiradores de bacamarte sob a direção geral de um comandante, sendo divididos em batalhões e que durante os festejos juninos e natalinos deflagram grandes descargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiro. São acompanhados por bandas de pífanos ou zabumbas, num ritual místico de grande efeito pictórico.


AS ADIVINHAÇÕES E AS SIMPATIAS


As moças solteiras (Com medo de ficarem para titia) gostam de fazer simpatias para arrumarem marido no período Junino. E realizam promessas para santo Antônio a fim de arrumarem um bom partido.

Adivinhação

Os utensílios usados devem ser virgens (nunca usados) São feitas orações (Sendo a principal Salve rainha) a partir das 16:00 horas na véspera do dia dos três santos com o objectivo de vislumbrar o futuro.

PRINCIPAIS SIMPATIAS

  • O pinga vela na bacia com água.
  •  
  • Aliança com um fio de cabelo na borda de um copo com água.
  •  
  • Seis pedacinhos de papel com o nome de seis rapazes debaixo do travesseiro.
  •  
  • Colocar uma faca virgem na bananeira.
  •  
  • Colocar o Santo Antônio de cabeça para baixo (Até arrumar marido)...


Banda de Pífanos: A Banda de Pífanos é um conjunto de instrumentos de percussão e sopro tocados por um grupo de homens. Apresenta-se tradicionalmente nas festas de ruas e nas cerimonias religiosas. É conhecida também como cabaçal ou zabumba.


Quadrilha: Manifestação folclórica típica do ciclo junino. Dança-se em pares formando duas alas. O primeiro par de cada ala representa o guia, aquele que deve orientar os demais. Enquanto isso, o marcador vai anunciando os passos (cuja terminologia básica teve origem nos salões aristocráticos da França), em geral a o número de 30. Ao som de conjuntos regionais música da época, os participantes dessa manifestação, vestido em “trajes matutos”, enchem de alegria e beleza as noites pernambucanas.


O forró: É uma dança e também um estilo de música, muito predominante neste período de festejos juninos existindo vários sanfoneiros, dentre os quais os mais importante foi: Luiz Gonzaga que é o Rei do Baião que Foi um Grande compositor de várias músicas de forró.


Fontes para pesquisar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caruaru

www.historiaehcpferreira.blogspot.com



*************************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão,  dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
*************************************************************************************************************

2 comentários: