TAI da III – Unidade. Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Componente Curricular: Educação Física - EDF. Eixos: Jogo. Professor: Ferreira. EEPM. Conteúdos: Jogos. Séries: 4°NM, 3°C, 2°B, 2°C. Do Ensino Médio. Fontes Pesquisadas: Resenha. Professor - Ferreira. História. 12 de julho de 2011 / www.google.com / www.wikipédia.com / O Livro – Saber e fazer História. História Geral e do Brasil, Gilberto Coutrim e Jaime Rodrigues. 6º ano. Editora Saraiva. 5ª edição São Paulo 2009. Página 124. Feira Nova (PE) 2011
Os
jogos
Jogar
faz bem a saúde!? Os jogos desenvolvem as capacidades picomotoras das pessoas
que praticam tal atividade e que também não deixa de ser um bom passa tempo e
uma atividade física boa para o desenvolvimento do corpo e da mente! Pessoas
que jogam moderadamente têm boa percepção, reflexos e raciocínio lógico, bem
desenvolvidos!
Nos
jogos são treinados as capacidades de raciocinio lógico, a percepção sensorial,
os reflexos e o condicionamento físico. Os jogos também são um bom passa-tempo!
(Espantam o tedio) Alguns jogos podem ate ser beneficos ao ser humando desde
que ele respeite os seus limites. Já os jogos de azar fazem com que seus
praticantes fiquem viciados. Exemplo: Jogos que envolvem apostas!
Os
jogos estão presentes desde os primordios da humanidade, nossa vida é como um
jogo de infinitas possibilidades onde nossas desisões poderão mudar os rumos de
acontecimentos. Para melhor ou não!
Ao
longo da História o homem tem desenvolvido vários jogos. Jogar é uma maneira de
desenvolver novas capacidades e evoluir para que se possa ter uma condição
melhor de vida! Quando o homem joga, ele esta superando obstaculos e
prosseguindo para um nivel mais elevado na sua existência. O jogo faz com que o
homem possa se relacionar virtualmente com momentos variados. O jogo é uma
forma de dar ao homem subsídios para que ele possa lidar com o desconhecido, o
incomum, o improvavel, o inevitavel. É uma maneira de aprender a lidar com uma
realidade complexa e mutavél, cheia de variaveis e n possibilidades...
Por
exemplo: Os Gregos Criaram os jogos Olímpicos como uma forma de cultuar seus
deuses e procurar superar as limitações humanas na busca pela perfeição de seus
corpos. Quando estamos jogando aprendemos a superar os obstaculos, a tomar
decisões que vão mudar para melhor ou pior os rumos do jogo...
Os
povos indigenas assim como os afrodescendentes e os europeus também desenvolveram
jogos que fazem parte de nossa cultura como: A capoeira, a corrida de toras,
fultbol, etc. Os jogos também fazem parte da cultura dos povos! Existem jogos
dos mais variados tipos possíveis em varios lugares da Terra!
Os
jogos nos apresentam desafios para serem superados, muitos deles podem prender
o jogador em uma realidade alternativa e fazendo com que a realidade fique
distante! Isso faz com que a pessoa perca seu precioso tempo em tal atividade!
É necessário que se tenha uma organização com as atividades diarias reais. Pois
os jogos transportam a mente do jogador a uma determinada realidade paralela.
Muitos jogos podem fazer com que o jogador se torne um viciado em jogo(s). Uma
triste doença desse tempo de novas tecnologias!
Vencer
um jogo dar ao vencedor um status (De campeão!) a ser superado por outros
desafiantes, os jogos são bons na medida certa pois tudo em demasia não faz bem
a nossa saúde! Praticar um jogo conciente é a melhor forma de se ter uma boa
qualidade de vida e não se distanciar da realidade!
Quando
se joga é comum querer sempre a vitoria, porém nos jogos também existe a
derrota! Existem pessoas que não sabem perder e só querem ganhar! Assim como na
vida nós ganhamos e perdemos n coisas.
Em
um jogo se ganha ou se perde algo ou alguma coisa, a vida não é só perder, mas
aprender: quando se ganha e quando se perde! Procure valorizar o que você tem,
isso é muito importante!
Existem
inúmeros tipos de jogos tais como: Pedagógicos, Lúdicos, Esportivos,
Eletrônicos, De Azar, Tabuleiros, Cassinos, Terapeuticos, RPGs, GBLs, etc.
Pedagógicos
- São jogos que visam o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Jogos
Lúdicos - São jogos que envolvem a parcitipação de varios componentes, são uns
bons passa-tempo principalmente para crianças, tais como: Pião, pular corda,
corrida de saco, pique- esconde, bola de gude, espeto, academia, papagaio,
ciranda, queimado etc.
Jogos Esportivos
- São jogos ligados as atividades esportivas, tais como: Corrida (Maratonas),
natação, tiro ao alvo, corrida de bicicleta. Etc. Muitos desses jogos são
praticados principalmente em eventos de repercussão internacional como as
Paraolimpíadas, as Olimpíadas, a copa do mundo, os campeonatos de futebol, etc.
Jogos Eletrônicos - São jogos modernos que desenvolvem mais as capacidades
de raciocinio lógico das pessoas, tais como: Consoles (Video Games) de diversas
plataformas. (PS2, PS3, Xbox360, Wii, Pc, Java. Etc.) Esses tipos de
jogos tomam muito tempo das pessoas e se elas não tiverem um cotrole sendo
moderadas pode ser até prejudicial para saúde. Existem casos de Jovens e até
adultos que vão jogar e se esquecem de tomar banho, do café da manhã, de
almoçar, de tomar água ou até deixar de ir ao banheiro só para continuar ligado
em frente a tv ou monitor diante do game (Jogo que é cheio de cores sons e
gráficos bem elaborados e atraentes, tudo para prender a atenção do jogador,
que vai tendo suas atividades reais comprometidas com o passar do tempo: Os
estudos por exemplo!) e passa a dedicar grande parte do seu tempo as atividades
relacionadas ao jogo. Esses tipos de jogos fazem parte de uma grande indústria
de entretenimento que movimenta milhões por ano no mundo todo! Jogar é bom mas
desde que se respeite os limites, não somos digitiais e sim reais. Pasmem:
Alertando aos alunos quanto a importancia de se estudar, um mim disse: “que
preferia estar jogando um game, em um desses consoles modernos do que estar com
a namorada!”. É importante respeitar limites e aprender que no mundo real se
pode quase tudo ao contrário do mundo virtual. E que atos no mundo virtual
também podem gerar consequências boas e ruins no mundo real. Principalmente por
parte de pessoas desequilibradas.
Fonte dessa imagem: evoo.com.br
Jogos de Azar
- As Casas de Jogos de Azar. São locais clandestinos utilizados para a prática
de jogos ilícitos, geralmente nestes locais existem varias máquinas de caça –
niqueis (Vídeo Poker e Bingos eletrônicos). Muitos desses lugares funcionam dia
e noite ou seja 24horas por dia.
São
frequentados por aposentados e pessoas dependentes de jogos (Viciados). Esses
ambientes oferecem toda uma infra – estrutura para manter o jogador o mais
tempo possível jogando arriscando a sorte na esperança de ganhar sempre mais,
nesta ilusão o jogador vai perdendo tudo. Muitos chegam até a ficar na miséria.
As
pessoas que são donas de tais estabelecimentos e incentivam tal atividade estão
fora da lei podendo ser presas e condenadas no rigor da justiça.
Os
jogos de azar são praticados de forma clandestina. Jogos de carta por exemplo
quando envolve apostas de valores. O jogo do bicho muito praticado pela
população de baixa renda etc.
Fonte dessas imagem: www.google.com & portalgravatanoticias.wordpress.com
Jogos
de Tabuleiros - São jogos muito antigos e populares existe
uma grande variedade destes tipos de jogos pelo mundo. Os mais populares são:
Domino, Damas, xadrez, Gamão (É considerado o Rei dos Jogos), Pimbal etc. a
grande maioria desses jogos são praticados em grupo.
Fonte dessa imagem: www.google.com
Jogos
de Cassinos - Os Jogos de cassino são proibidos no Brasil.
Existem países onde tal atividade não é proibida como é o caso de Lasvegas nos
EUA. Uma cidade construída no meio de um deserto, o paraíso para os jogadores.
Possui toda uma grande infra estrutura e muitos cassinos (Casas de jogos, Show,
Hotéis etc.). Nestes locais são jogados muitos jogos de carteado, De roletas,
de Dados e caça niqueis... essa cidade recebe turistas de varias partes do
mundo e os jogos envolvem n apostas.
Fonte dessas imagens: sempretops.com & walldesk.com.br
Jogos Terapeuticos - São jogos especiais que visam devolver as capacidades
motoras de pacientes com sertas deficiências físicas decorrentes de varios
fatores (Pessoas que perderam parte de seus movimentos devido a acidentes de
trânsitos...). Muitos dos consoles modernos que possuem sensores de movimento
estão sendo usados em tratamento de pacientes nos mais variados casos.
Jogos de RPGs
- São jogos onde os participantes criam seus personagens e também narrativas
onde todos colaboram para o desenvolvimento da História que pode se passar em
qualquer época ou locau. Os participantes desse tipo de jogo estão enquadrados
em regras mais podem emprovisar livrimente dentro das narrativas dos
personagens que assumem.
Os
RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Em um
RPG são raros os vencedores e os perdedores, todos jogam em grupo colaborativo.
Não é basicamente um jogo de competições. Os RPGs são bons porque eles fazem o
jogador usar sua imaginação, para cumprir determinadas tarefas. Esse tipo de
jogo tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como
método de ensino. Sendo usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio
lógico dos estudantes.
Existem
muitos RPGs nacionais e estrangeiros, tanto em livros quanto em jogos
eletrônicos de consoles ou computadores. Com os mais variados temas...
Em
muitos RPGs se utilizam tabuleiros e dados especiais. Existe também o mestre do
jogo responsável pela coordenação do grupo em um jogo de rpg!
Fonte dessa imagem: http://pt.wikipedia.org
Jogos GBLs
(Game Based Learning) - São jogos que usam a diverção como ferramenta de
aprendizado e capacitação. Ou seja Softwares que simulam situações reais para
capacitar pessoas para executar determindas tarefas. Como exemplo a venda de um
determinado produto para o consumidor, esses jogos criam um perfil para o
funcionário de uma determinada empresa.
Lembrem-se
Jogar é bom e faz bem desde que se tenha moderação e compromisso com as outras
atividades diarias da vida! Bom jogo e estudem senão Game Over!
Fonte: Resenha. Professor - Ferreira. História 2011
Os Jogos Olímpicos
Originalmente,
os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia na Grécia, do
século VIII a.C. ao século V d.C. A data mais aceita para o início dos jogos
Olímpicos antigos é 776 a.C., sendo baseada em inscrições, encontradas em
Olímpia. Dis a tradição que o primeiro campeão Olímpico foi um cosinheiro
(Coroebus) da cidade de Elis.
A
origem dos jogos Olímpicos é cercada de mistérios e lendas. Os jogos Olímpicos
antigos eram caracterizados pela participação de atletas que representavam as
varias cidades-estados gregas além dos eventos atleticos existiam também
combates e corridas de bigas.
Uma
das lendas afirma que Héracles (Hercules) ápos ter cumprido seus doze
trabalhos, ele construiu o estádio Olímpico ápos ter andado em linha reta 200
passos, como uma honra a Zeus.
Outra
lenda, associa os primeiros jogos com o conceito grego de tregua Olímpica.
As
Olimpíadas foram de fundamental importância religiosa, com eventos esportivos
ao lado de rituais de sacrifício em honra tanto a Zeus (cuja famosa estátua por
Fídias estava em seu templo em Olímpia) quanto a Pélope, o herói divino e rei
mítico de Olímpia.
A
data mais comum para o fim dos jogos Olímpicos, é 393 d.C., quando o imperador
(Romano)Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos seriam
eliminados. Outra data já é de 426 d.C., quando seu sucessor Teodósio II
ordenou a destruição de todos os templos gregos. Após o fim dos Jogos
Olímpicos, não foram realizados novamente até o final do século XIX.
A
15 séculos atraz foram realizados os ultimos jogos Olímpicos da Antiguidade. O
Barão Pierre de Coubertin (Pierre de Fredy: Educador francês). Conseguiu o
apoio internacional para realizar em Atenas na Grecia em 1896 os primeiros
jogos Olímpicos da época contemporânea. Ele fundou o Comitê Olímpico
Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento
Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica. Os jogos
Olímpicos de hoje são realizados de quatro em quatro anos, e reunem atletas de
varias partes do mundo.
Além
dos jogos Olímpicos tradicionais temos outras adaptações tais com: Os Jogos
Olímpicos de inverno, Os Jogos Paraolímpicos, e os Jogos Olímpicos da
Juventude.
Os
atletas participantes nas mais diversas modalidades esportivas, quando
vencedores são premiados com medalhas nas três primeiras colocações. Primeiro
lugar medalha de Ouro; Segundo lugar medalha de Prata e o terceiro lugar
medalha de Bronze. Além das varias competições também há a marcação e a quebra
de recordes.
A bandeira Olímpica
A
bandeira Olímpica foi idealizada pelo barão de Coubertin. A bandeira foi
adotada em 1914, mas voou pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Olímpicos
de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, foi hasteada em cada celebração dos
Jogos. A bandeira é composta por cinco anéis entrelaçados, representando a
união dos cinco continentes habitados (considerando as Américas do Norte e
doSul como um continente único). Os cinco aneis representam o ideal de unir
pelo esporte os povos dos cinco continentes. As cores azul, amarelo, preto,
verde e o vermelho, sobre um fundo branco. Forma abandeira olímpica. Tais cores
foram escolhidas porque cada nação tem, pelo menos, uma delas em sua bandeira
nacional.
Fonte dessa imagem: www.wikipédia.com
O lema Olímpico é "Citius, Altius, Fortius", uma expressão latina que significa "mais rápido, mais alto, mais forte". Os ideais de Coubertin são melhores expressos nojuramento Olímpico:
“A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.”
Fontes pesquisadas: www.google.com /www.wikipédia.com / O Livro – Saber e fazer História. História geral e do Brasil, Gilberto coutrim e Jaime Rodrigues. 6º Ano Editora Saraiva. 5ª edição São Paulo 2009. Página 124. Resenha. Ferreira. Esse texto se encontra no Blog: História & Mais: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
__________________________________________________________________________
Propostas de Atividades
1ª Atividade - Trabalho: Os alunos em grupo de no minimo dois e no máximo seis componentes. Deverão produzir um trabalho ou jogo e demonstra-lo em sala de aula!
2º Atividade - Exercício e ou participação em aula com colocações e pontos de vista emitidos pelos alunos.
********************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A
Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões
ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e
futuro cidadão, dependem principalmente
de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do seu compromisso
com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores
fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e
que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs.
Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a
fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
********************************************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário