sábado, 5 de novembro de 2011

Ninjas


Ninjas Os Guerreiros de Elite


Os Ninjas (忍者) ou Shinobi (忍び) como eram conhecidos eram “Guerreiros das sombras” da época do Japão Feudal. Uma especie de agente especial secreto ou um mercenário especialista nas artes da guerra. Eles desempenhavam várias funções tais como: Espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato, assim como combate aberto em determinadas situações. Se utilizavam de métodos secretos tanto para iniciar uma guerra quanto para – lá.

Utilizavam – se de várias técnicas de camuflagem e eram muito habilidosos com ou sem armamentos. Eram treinados desde pequenos para serem guerreiros de elite; dominavam muitas habilidades e técnicas de sobrevivência além de muitas formas de eliminar os inimigos; Eram muito resistentes e se adaptavam aos mais variados ambientes pacíficos ou hostis ao homem. E com muita facilidade se infiltrando-se onde até mesmo muitos soldados não tinham exito.

“Eles viajavam disfarçados para outros territórios, para avaliar a situação do inimigo, eles teriam de achar o seu caminho no meio do inimigo para descobrir as falhas, e invadir castelos inimigos para incendiá-los, e realizar assassinatos, chegando em segredo.”

Historiador Militar Hanawa Hokinoichi

Suas origems são obscura e difícil de determinar sendo resumida por volta do século XIV. São poucos os registros escritos para detalhar as atividades desempenhadas pelos ninja.

É no período Sengoku (Entre os séculos XV e XVII), que mercenários e espiões contratados surgiram das regiões de Iga e Koga no Japão, e é a partir desses Clãs que muito do conhecimento posterior sobre o ninja é inferido. Quando o Japão é unificado na era do Xogunato Tokugawa os ninjas caem no esquecimento. Entre os séculos XVII e XVIII surgem no Japão manuais como o Bansenshukai (1676) com grande enfase na filosofia militar chinesa. Tais escritos revelaram uma grande variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. Com o passar do tempo as palavras Ninjutsu e Ninjitsu seriam usadas para descrever uma grande variedade de práticas relacionadas com os ninjas.

Os ninjas são muito misteriosos e tal fato fez com que fossem conhecidos no Japão e depois no resto do mundo!

Muitos Senhores feudais se utilizavam dos trabalhos especializados dos ninjas para alcançarem seus objetivos na busca pelo poder; Os Ninjas são figuras características no folclore e nas lendas, e por isso na maioria das vezes fica difícil separar Fato Histórico e o Mito.

Os Ninjas estão inseridos no imaginário popular em vários romances; Séries de TV (As tartarugas Ninjas); Brincadeiras; em Animes (Naruto); Mangas (Revistas com estilo Japonês); Games (Ninja Gaiden); Nos filmes (Kamui); E como fantasias no Carnaval. etc.

Algumas habilidades lendárias dos Ninjas

•         Invisibilidade.
•         Andar sobre a água.
•         Controle sobre os elementos naturais.
•         Especialista em venenos.
•         Especialista em não deixar rastros.
•         Habilidade para escalar grandes alturas.
•         Muita resistência física e flexibilidade.
•         Grande habilidade de equilíbrio.
•         Grande capacidade emotiva e psicológica.
•         Grande planejamento e organização.
•         Apurada pericia especializada em luta e armamentos

Algumas das Armas utilizadas pelos Ninjas

•         Ferro de escalada japonês para chuteiras Ashiko.
•         Cana-de-Shikomizue espada japonesa.
•         Armas japonêsas camoteáveis (tipo ninja).
•         Ferro japonês caltrop Makibishi.
•         Ferro japonês de escalada com gancho Kaginawa.
•         Arma oculta japonesa Shuriken.
•         Foice japonêsa e cadeia de arma Kusarigama.
•         Cadeia da arma japonesa Manriki.
•         Bo shuriken japonês. Ferro atirador de dardos.
•         Cota de malha camisa japonêsa Kusari Katabira.
•         Cadeia de arma chigriki japonêsa e peso.
•         Antigo Ashiko ferro para chuteiras.
•         O poder dos Sete Cortes. 

Os ninjas tinham seu código de honra; os principais inimigos dos ninjas eram outros ninjas de clãs rivais e principalmente os Samurais. Existiram Ninjas tão bem especializados e treinados que eram capazes até mesmo de realizar o trabalho de um exército inteiro. Se infiltrando na área dos inimigos e realizando operações secretas com muita precisão e resultados bastante satisfatórios. Os ninjas utilizavam a noite para efetuar suas operações com precisão extrema.



         
Um pouco sobre a História dos Lendários Ninjas

Em quase todas as nações desde os primórdios existem unidades de combate de elite.
Os Romanos com seus exércitos Pretorianos; Os Gregos com os Espartanos. Guerreiros altamente treinados tiveram exito em suas missões onde enormes exércitos falharam. Tais unidades de elite tinham como um dos objetivos golpear o quartel - general do inimigo.
Muitos grupos de elite como a força Delta dos EUA; O serviço Aéreo Britânico Especial e tantas outras unidades de elite; Mantém as tradições de espionagem e atividades secretas.

            Os membros de tais unidades tanto no passado quanto no presente fazem parte de uma casta muito especial de homens em plena forma física e são peritos em seus campos de ação.

            Os ninjas fazem compõem uma elite de guerreiros; altamente treinados por toda uma vida e cujas habilidades desenvolvidas e evoluídas tanto mentais quanto físicas eram verdadeiramente espantosas. Essas unidades de elite de combate. Foram formadas a mais de dois mil anos atrás; Os lendários ninjas , praticantes de Ninjutsu.

            A mais mortal máquina de combate já criada na História da arte da guerra. Os ninjas e suas artes negras floresceram por mais de 600 anos, até a vinda da Modernidade.

            Os ninjas tinham que ter movimentos tão sutis que nenhum murmurio ou rumor podiam ser capitados pelos inimigos. De acordo com uma crença envolta em lendas e mitos os ninjas teriam descendido de Tengo: passaro-diabo da mitologia Japonesa. Embora Muitos Historiadores afirmem que tal  movimento teria surgido das agitações políticas e religiosas por volta do fim do século VI d.C. No Japão; Apesar dos primeiros clãs ninjas terem se fixado no Japão é na China que se tem sua origem.

            Na China por volta de 500 a.C. Um grande general e estrategista militar chinês chamado Sun Tsu escreveu um Livro conhecido como “A  Arte da Guerra”. Um verdadeiro e completo manual exato de temas como: estrategia ofensiva,emprego de espionagem, operações de guerrilha etc. Essa obra era considerada modelo de leitura entre Intelectuais chineses; Militares e até Sacerdotes Taoistas e Budistas. As táticas elaboradas pro Sun Tsu dariam um veloz resultado a uma guerra iminente.

            Na China existiam numerosos bandos de salteadores chamados Lin Kui; Eles habitavam as vastas florestas. Muitos Sacerdotes peregrinos aprenderam como tais grupos viviam isolados nas florestas e registraram conhecimentos sobre tais grupos como seu modo de vida de tais bandos. Muito desse conhecimento foi levado para o Japão por intelectuais que fugiram da China devido a perseguições causadas pelas intrigas que ocorriam na China. Tais grupos se estabeleceram nas remotas áreas montanhosas em torno das províncias de Iga e Koga. Os descendentes de Yamabushi em 400 anos foram se transformando em Clãs e estando isolados aplicaram os princípios do tratado  militar de Sun Tsu “A Arte da Guerra”.

            Os Yamabushi: desenvolveram uma refinada técnica de entrelaçamento dos dedos (Kujini) onde o objetivo era o de concentrar todo esforço e energia para desempenhar uma tarefa. Isso servia de base para as cinco “manifestações”, A terra, o fogo, o ar, a água e o vácuo. Que formam os cinco de uma série de 81 posições. Com isso os ninjas podiam induzir mudanças psicológica em seu próprio corpo e se colocavam em um estado de semi-transe. Isso aumentava suas capacidades físicas. Com o método Mikkio: O ninja aumentava a percepção de seus cinco sentidos.

            O período Kamakura (1192 – 133)

            Neste período da História do Japão; Muitos senhores feudais (Daimyo) lutavam com líderes religiosos na disputa pelo poder; É neste período que se implanta o Shogunato no Japão (Ditadura Militar). Isso favoreceu o estabelecimento da cultura Samurai e sua religião Zen Budismo. Porém os ninjas e os samurais estavam em lados opostos.

            Os ninjas passaram a ser contratados pelos Daimyos como espiões. Um ninja colhia mais informações e eram amais econômicos do que um exército inteiro de samurais. Sobre a escuridão da noite ou disfarçados de sacerdotes eles colhiam informações dos inimigos; Era mais vantajoso mandar um ninja para acabar com o líder inimigo do que ter grandes gastos em uma eventual guerra.

            Cada Clã ninja se especializou em uma atividade de espionagem e uso de certos armamentos que eles mantinham em segredo e eram transmitido através das gerações só aos membros de sua própria família.

            Algumas famílias Ninjas

  • Família Koto: Técnica de quebrar ossos;
  • Família Fudo: Técnica de Shuriken (Arremesso de Estrelas afiadas);
  • Família Kusonoki: Espionagem;
  • Família Togakure: Técnica do Shuko e Tetsubishi (Garras de escalar e apoio de escalar para os pés);

            Em Iga (Uma das província japonesa: Iga e Koga) as duas maiores famílias Hittori e Oe governavam conjuntamente; enquanto em Koga governavam os clãs: Mochizuki; Ukai e Nakai.

            Um dos maiores inimigos dos ninjas foi Oda Nabunaga. Um Dainyo e grande General que assumiu o poder e se mudou para Kioto (A capital do Japão na Época). Ele era um governante cruel e sem coração, declarou guerra aos budistas, ele acreditava que se destruice todas as seitas também estaria acabando com os ninjas. E com isso conseguiria o controle total do país.

            Com o apoio dos Daimyos ele organizou o maior e mais bem preparado exército do país; possuía até mosquetes europeus trazidos por comerciantes Holandeses e Portugueses que tinham vindo com os Jesuítas.

            Em 1581 d.C. Nobunaga comandou pessoalmente após outras tentativas frustadas um exército de 46.000 mil homens; em um esforço final para a eliminação dos temidos ninjas. Ele saturou a região de Iga com samurais e até habeis mosqueteiros, superou os clãs ninjas de 10 para um e conseguiu vencer. A ordem de Nobunaga era não poupar ninguém. Os poucos que restaram se espalharam . E os samurais chegaram ao poder após a eliminação dos Cristãos.

            Após a morte de Nobunaga; Tokugawa Ieyasu chegada ao poder. Os ninjas voltaram as atividades de espionagem a serviço de Tokugawa; passaram a se infiltrar nos castelos dos Daimyos e Hanzo Hattori foi elevado aos mais altos cargos do poder no governo; por ter ajudado Tokugawa a chegar em um castelo passando pela região de Iga são e salvo (Na época Tokugawa era o melhor General de Nobunaga).

            Como Shogum Tokugawa Ieyasu; o Japão ficou fechado para o comércio com outras  nações estrangeiras com exceção do porto de Nagasaqui. O país foi dividiu o país em 250 feudos sendo; cada um governado, por um senhor supremo. E obrigando que esses senhores se apresentassem uma vez por ano na capital. Com isso as disputas entre os Senhores foram acabando e também as atividades dos ninjas. Tal fato trouce a paz pra o país e a perda do poder ninja; poucos foram os clãs que sobreviveram com o tempo os ninjas foram se incorporando na vida civil e desempenhando outas atividades.

Fontes:

Pesquisa e resumo: Ferreira. 2011


Revista Especial Star nº2 “A História sangrenta dos ninjas”. São Paulo. (SP). Publicação  revista ninja: Ninja Comércio e distribuidora Ltda.


**********************************************************************************************************

Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão,  dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012

Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
 
**********************************************************************************************************







Um comentário:

  1. Informação sobre a História dos Ninjas: Guerreiros de elite do Japão Feudal!

    ResponderExcluir