quarta-feira, 4 de maio de 2011

HISTÓRIA DA LUTA

TAI da II - Unidade de Educação Física – EDF. Séries: 4°NM, 3°C, 2°B, 2°C. do Ensino Médio. Autor - Professor: Ferreira. Assunto: História da Luta. Fontes: Resenha: Ferreira e sites google.com.br; wikipedia.org Ano: 2011-05-04


Resenha: História da Luta

O homem desde os tempos Pré-Históricos luta por uma questão de sobrevivência da espécie e do grupo no qual ele está inserido, bem como, por uma questão de liderança frente aos membros de sua comunidade. Na Pre´- História o ambiente era bastante hostil e a sobrevivência dependia da lei do mais forte. Com o desenvolvimento da agricultura no Período Neolítico o homem passa a acumular bens, e esses bens geraram a ganancia de outros grupos, isso faz surgir um grupo de homens dedicados a proteger a tribo do ataque de outros povos primitivos hostis que sempre atacavam querendo se apossar das riquezas e dos recursos naturais existentes na região (Tais como: Água, a caça, as habitações, o rebanhos, as mulheres, etc).
Sempre em uma aldeia a escolha do líder era feita pela vitória de um determinado guerreiro em uma luta. Esse líder seria o responsável pelo destino do grupo e por sua defesa contra ataques de grupos inimigos.

Ao longo da História, a luta vem ganhando contornos em regiões distintas da Terra, e vão sendo criados os mais variados estilos que vão servir para os mais diversos fins. Os povos da antiguidade usavam a luta para a preparação de seus exércitos, visando à conquista de novos territórios, a defesa de suas regiões e o entretenimento do povo (Luta de gladiadores no coliseu na Roma da Antiguidade). Povos como os Gregos (Espartanos: Treinavam sempre para a guerra), os Romanos, os Egípcios, os Chineses e os Japoneses desenvolveram técnicas de luta muito bem elaboradas e diversificadas ao longo da História.

Muitos homens criaram escolas (Templo Chaolin na China escola de Luta de tradição milenar que prepara monges lutadores) de luta para preparar seus discípulos nas mais variadas Artes Márcias (Como Jigoro Kano Mestre do Judô no Japão uma luta derivada do Jiu-jitsu). Esses homens eram conhecidos como mestres, em seus estilos de luta. Ensinavam tudo ou quase tudo a seus alunos, e antes de morrer passavam seu segredo para pessoas de sua família ou para pessoas de sua extrema confiança. Dessa forma as técnicas de luta iam passando de geração em geração, muitas vezes através da oralidade ou da prática de tais técnicas ao longo da vida por um aprendiz, o qual passava boa parte de sua vida estudando com um mestre sua técnica e seu estilo de luta. Esses alunos tinham que passar por várias etapas ao longo de suas vidas, até atingir os mais variados graus, até o nível máximo de mestre.

A luta da ao ser humano uma capacidade fora do comum, desenvolvendo suas habilidades, flexibilidade, raciocínio lógico, eleva a sua capacidade física e resistência. Muito diferente de uma pessoa comum. A luta é também uma arma letal para quem pratica alguma forma de luta quando empregada de forma covarde contra uma pessoa que não sabe lutar. É uma arma de defesa em certas ocasiões (Em um assalto a mão armada, por exemplo: É sábio não reagir!). Existem inúmeras lutas, todas com suas características particulares, suas vantagens e suas desvantagens.

Assim como no passado, a luta é muito utilizada pelas forças armadas das nações na preparação de seus contingentes. A luta também é bastante explorada no esporte, nas olimpíadas, em competições das mais variadas, como temas de filmes e da indústria dos vídeo games. Os povos indígenas também têm competições de luta (Huka Huka).
Um bom lutador seja qual for o seu estilo de luta o qual pratique tem que ter determinação, dedicação, disciplina, honra, respeito e precisa estar buscando sempre um nível bastante elevado. Ele não pode ter medo e deve controlar suas emoções, buscando sempre um equilíbrio e a perfeição ele estará aumentando seu nível em relação aos demais. Buscar a sabedoria também é fundamental pois em uma luta a força bruta e o tamanho nem sempre pode definir uma vitoria absoluta. Que o diga Davi (Um menino magro) quando lutou contra o GIGANTE GOLIAS o qual estava armado ate os dentes e revestido de uma armadura de guerra. Sendo derrotado pela sabedoria que Davi com sua fé recebeu de Deus para derrotar o GIGANTE. Quando ao jogar uma pedra seteira com sua funda na testa de GOLIAS abatendo-o!.

Bruce Lee (Uma verdadeira lenda do mundo da luta) foi um grande Mestre do Kong-Fu. Baixo magro, mas de corpo definido ele era detentor de uma técnica bastante apurada e sabia como ninguém aplicar a tremenda força desprendida por seus golpes que eram muito rápido e potentes, ele era muito habilidoso em sua forma de lutar!

As várias técnicas de luta eram praticadas ou não com armamentos especiais desenvolvidos para determinados estilos de lutas! A própria luta em si já é uma arma. No Japão feudal existiram muitos grupos especializados conhecidos como Ninjas cuja técnica de luta era o Ninjutsu esses guerreiros eram os piores inimigos dos Samurais e temidos em todo o Japão pois um único ninja poderia fazer o trabalho de muitos soldados em uma guerra (Eles eram como, uma força de elite dentro da elite e usavam das mais variadas técnicas de espionagem contra espionagem, camuflagem e de combate armados ou desarmados eles eram letais. Eram treinados desde novinho em todas as suas potencialidades). E dominavam uma força fora do comum sua roupa era preta o que o ajudava bastante na escuridão da noite. Com a modernização do Japão tanto os ninjas quantos os samurais deixaram de ter tanta atuação. Existem muitas escolas no Japão e no mundo que trabalham o Ninjutsu.

No Brasil existe a família Gracie (Natural de Belém do Pará e erradicado no Rio de Janeiro os Gracies são uma família de lutadores que já disputaram e ganharam vários campeonatos mundiais de luta.) são campeões com a técnica de luta Jiu-Jitsu desenvolvida por Carlos e Hélio Gracie no Brasil. E também a Capoeira estilo de luta antes marginalizado desde o período colonial no Brasil, de origem afrodescendente foi aprimorada por mestre pastinha (Mestre Bimba) e reconhecida como esporte nacional no governo do Presidente Getúlio Vargas (Que em 1937, revogou a lei Sampaio Ferraz, liberando a capoeiragem. Logo depois de assistir a uma apresentação de Mestre Bimba e de seus alunos).

Quando praticar algum tipo de luta lembre-se de usar sempre roupas e calçados adequados e se preparar com um aquecimento prévio (Alongamento) Procure estar sempre sendo orientado por um profissional capacitado e reconhecido! Tomando essas medidas você estará evitando muita dor de cabeça.
Fonte: Professor - Ferreira.
www.historiaehcpferreira.blogspot.com

EXISTEM INÚMERAS FORMAS ESTILOS E TÉCNICAS DE LUTA NO MUNDO

Lutas Orientais:

·             Chinesas: Kung fu • Fei Hok Phai • Baguazhang • Hsing-I Chuan • Tai Chi Chuan • I-Chuan • Wing Chun • Wushu • Shaolin Quan • Bajiquan • Shuai Jiao • Chin-Na • Kenpō • Sanshou.
·             Japonesas: Aikido • Bōjutsu • Bujutsu • Caratê • Iaidô • Iaijutsu • Jiu-jitsu • Judô • Kendo • Kenjutsu • Kyudo • Naguinata-do • Ninjutsu • Sôjutsu • Sumô.
·             Tailandesas: Lerdrit • Muay Boran • Muay Thai • Krabi Krabong • Silat Pattani.
·             Coreanas: Hapkidô • Haidong Gumdo • Taekwondo • Tangsudo.
·             Vietnamitas: Viet vo dao • Qwan Ki Do.
·             Filipinas: Eskrima
·             Israelitas: Krav Magá

Lutas Ocidentais:
·             ArtDo • Boxe • Capoeira • Esgrima • Full contact • Jeet Kune Do • Jogo do pau • Kombato • Luta greco-romana • Luta livre • Morganti ju-jitsu • Sambô • Savate • Shobu-ryu • Submission Fighting . Vale-tudo • Pancrácio.
Brasileiras: Capoeira, Jiu-jitsu, Huka Huka.

Fonte anexas: www.google.com.br e wikipedia.org


1ª Atividade: Trabalho.

Em grupo de no minimo dois e no máximo seis componentes escolha uma luta e faça uma pesquisa para apresentar em sala de aula e a resenha para entregar ao professor (Com a utilização de Cartazes, caracterização, apresentação de slides em PPT (Power Point) foderes etc.). Como o grupo decidir melhor de forma organizada segura e com a participação de todos os componentes a fim de atingirem um objetivo comum e satisfatório para todos dentro do tempo estabelecido pelo professor.

2ª Atividade: Exercício.

1º) (Prof.Ferreira.EPM) Como a luta desempenhou seu papel no mundo primitivo?

a) Como uma forma de ataque, defesa e poder
b) Como uma maneira de atacar outros grupos
c) Não tinha uma grande importância no meio
d) Servia unicamente como uma arma de ataque

2º) (Prof.Ferreira.EPM) Durante o período Pré-Histórico com relação a luta qual era a lei que prevalecia naquele ambiente hostil?

a) A vitoria dos mais fracos b) A lei do mais forte
c) A união dos vários grupos d) O papel dos mais novos no poder

3º) (Prof.Ferreira.EPM) Ao longo da História os gregos Espartanos estavam sempre se preparando em técnicas de lutas para que finalidade?

a) As Olimpíadas b) As guerras
c) A busca da paz d) Competições desportivas

4º) (Prof.Ferreira.EPM) Com que finalidade (principal) os Romanos preparavam seus exércitos com relação a luta?

a) Para a paz b) Para lutas de gladiadores
c) Para as guerras de conquista d) Sem resposta!

5º) (Prof.Ferreira.EPM) São todas lutas Orientais?

a) ArtDo, Boxe, Capoeira, Esgrima
b) Sambô, Savate, Shobu-ryu, Submission Fighting
c) Kung fu, Caratê, Jiu-jitsu, Judô
d) Judô, Krav Magá, Sumô, Pancrácio

6º) (Prof.Ferreira.EPM) Que luta em 1937 no governo do presidente Getúlio Vargas (que revogou a lei Sampaio Ferraz) foi reconhecida como esporte nacional gracas a atuação de mestre Bimba o qual desenvolveu um novo estilo.

a) Jiu-jitsu b) Sumo c) Capoeira d) Kong Fu

7º) (Prof.Ferreira.EPM) No Brasil qual é a familia de lutadores mais importante e qual e a luta que praticam?

a) família Lee b) Família Gracie c) família Kempo d) família Toxiro

8º) (Prof.Ferreira.EPM) Ele foi uma grande mestre do Kong-Fu fez muitos filmes e ficou conhecido no mundo todo como uma verdadeira lenda das artes marciais?

a) Mestre Carlos Gracie b) Mestre Bimba
c) Mestre Jigoro kano d) Bruce Lee

9º) (Prof.Ferreira.EPM) Quem foi o maior mestre do Judô de todos os tempos?

a) Bimba b) Jigoro kano c) Hélio Gracie d) Bruce Lee

10º) (Prof.Ferreira.EPM) Com que finalidade as nações preparam suas forças armadas no que diz respeito a luta?

a) Para a defesa de seus territórios b) Manter a boa forma de suas tropas
c) Capacitar os soldados a lutarem mesmo desarmados d) Todas estão corretas!

11º) (Prof.Ferreira.EPM) Como se chama o nome da luta praticada pelos indígenas no Brasil?

a) Capoeira b) Huka Huka c) Judô d) Krav Magá

12º) (Prof.Ferreira.EPM) Que estilo de luta é praticada pelo exército de Israel?

a) Sumo b) Judô c) Krav Magá d) karaté

13º) (Prof.Ferreira.EPM) São todas lutas Ocidentais?

a) Boxe, Capoeira, Esgrima e Luta livre
b) Full contact, Vale-tudo e Hapkidô
c) Kendo, Aikido, Eskrima e Ninjutsu
d) Sumô, Bōjutsu, Judô e Fei Hok Phai

14º) (Prof.Ferreira.EPM) Que estilo de luta era bastante utilizada no Japão Feudal por ninjas?

a) Kong Fu b) Ninjutsu c) Karaté d) Jiu-jitsu

*************************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão, dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
*************************************************************************************************************

Um comentário: