terça-feira, 26 de julho de 2011

OS JOGOS - The Games

TAI da III – Unidade. Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Componente Curricular: Educação Física - EDF. Eixos: Jogo. Professor: Ferreira. EEPM. Conteúdos: Jogos. Séries: 4°NM, 3°C, 2°B, 2°C. Do Ensino Médio. Fontes Pesquisadas: Resenha. Professor - Ferreira. História. 12 de julho de 2011 / www.google.com / www.wikipédia.com / O Livro – Saber e fazer História. História Geral e do Brasil, Gilberto Coutrim e Jaime Rodrigues. 6º ano. Editora Saraiva. 5ª edição São Paulo 2009. Página 124. Feira Nova (PE) 2011


Os jogos

Jogar faz bem a saúde!? Os jogos desenvolvem as capacidades picomotoras das pessoas que praticam tal atividade e que também não deixa de ser um bom passa tempo e uma atividade física boa para o desenvolvimento do corpo e da mente! Pessoas que jogam moderadamente têm boa percepção, reflexos e raciocínio lógico, bem desenvolvidos!

Nos jogos são treinados as capacidades de raciocinio lógico, a percepção sensorial, os reflexos e o condicionamento físico. Os jogos também são um bom passa-tempo! (Espantam o tedio) Alguns jogos podem ate ser beneficos ao ser humando desde que ele respeite os seus limites. Já os jogos de azar fazem com que seus praticantes fiquem viciados. Exemplo: Jogos que envolvem apostas!

Os jogos estão presentes desde os primordios da humanidade, nossa vida é como um jogo de infinitas possibilidades onde nossas desisões poderão mudar os rumos de acontecimentos. Para melhor ou não!

Ao longo da História o homem tem desenvolvido vários jogos. Jogar é uma maneira de desenvolver novas capacidades e evoluir para que se possa ter uma condição melhor de vida! Quando o homem joga, ele esta superando obstaculos e prosseguindo para um nivel mais elevado na sua existência. O jogo faz com que o homem possa se relacionar virtualmente com momentos variados. O jogo é uma forma de dar ao homem subsídios para que ele possa lidar com o desconhecido, o incomum, o improvavel, o inevitavel. É uma maneira de aprender a lidar com uma realidade complexa e mutavél, cheia de variaveis e n possibilidades...
Por exemplo: Os Gregos Criaram os jogos Olímpicos como uma forma de cultuar seus deuses e procurar superar as limitações humanas na busca pela perfeição de seus corpos. Quando estamos jogando aprendemos a superar os obstaculos, a tomar decisões que vão mudar para melhor ou pior os rumos do jogo...

Os povos indigenas assim como os afrodescendentes e os europeus também desenvolveram jogos que fazem parte de nossa cultura como: A capoeira, a corrida de toras, fultbol, etc. Os jogos também fazem parte da cultura dos povos! Existem jogos dos mais variados tipos possíveis em varios lugares da Terra!

Os jogos nos apresentam desafios para serem superados, muitos deles podem prender o jogador em uma realidade alternativa e fazendo com que a realidade fique distante! Isso faz com que a pessoa perca seu precioso tempo em tal atividade! É necessário que se tenha uma organização com as atividades diarias reais. Pois os jogos transportam a mente do jogador a uma determinada realidade paralela. Muitos jogos podem fazer com que o jogador se torne um viciado em jogo(s). Uma triste doença desse tempo de novas tecnologias!
Vencer um jogo dar ao vencedor um status (De campeão!) a ser superado por outros desafiantes, os jogos são bons na medida certa pois tudo em demasia não faz bem a nossa saúde! Praticar um jogo conciente é a melhor forma de se ter uma boa qualidade de vida e não se distanciar da realidade!

Quando se joga é comum querer sempre a vitoria, porém nos jogos também existe a derrota! Existem pessoas que não sabem perder e só querem ganhar! Assim como na vida nós ganhamos e perdemos n coisas.

Em um jogo se ganha ou se perde algo ou alguma coisa, a vida não é só perder, mas aprender: quando se ganha e quando se perde! Procure valorizar o que você tem, isso é muito importante!

Existem inúmeros tipos de jogos tais como: Pedagógicos, Lúdicos, Esportivos, Eletrônicos, De Azar, Tabuleiros, Cassinos, Terapeuticos, RPGs, GBLs, etc.

Pedagógicos - São jogos que visam o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Jogos Lúdicos - São jogos que envolvem a parcitipação de varios componentes, são uns bons passa-tempo principalmente para crianças, tais como: Pião, pular corda, corrida de saco, pique- esconde, bola de gude, espeto, academia, papagaio, ciranda, queimado etc.

Jogos Esportivos - São jogos ligados as atividades esportivas, tais como: Corrida (Maratonas), natação, tiro ao alvo, corrida de bicicleta. Etc. Muitos desses jogos são praticados principalmente em eventos de repercussão internacional como as Paraolimpíadas, as Olimpíadas, a copa do mundo, os campeonatos de futebol, etc.


Jogos Eletrônicos - São jogos modernos que desenvolvem mais as capacidades de raciocinio lógico das pessoas, tais como: Consoles (Video Games) de diversas plataformas. (PS2, PS3,  Xbox360, Wii, Pc, Java. Etc.) Esses tipos de jogos tomam muito tempo das pessoas e se elas não tiverem um cotrole sendo moderadas pode ser até prejudicial para saúde. Existem casos de Jovens e até adultos que vão jogar e se esquecem de tomar banho, do café da manhã, de almoçar, de tomar água ou até deixar de ir ao banheiro só para continuar ligado em frente a tv ou monitor diante do game (Jogo que é cheio de cores sons e gráficos bem elaborados e atraentes, tudo para prender a atenção do jogador, que vai tendo suas atividades reais comprometidas com o passar do tempo: Os estudos por exemplo!) e passa a dedicar grande parte do seu tempo as atividades relacionadas ao jogo. Esses tipos de jogos fazem parte de uma grande indústria de entretenimento que movimenta milhões por ano no mundo todo! Jogar é bom mas desde que se respeite os limites, não somos digitiais e sim reais. Pasmem: Alertando aos alunos quanto a importancia de se estudar, um mim disse: “que preferia estar jogando um game, em um desses consoles modernos do que estar com a namorada!”. É importante respeitar limites e aprender que no mundo real se pode quase tudo ao contrário do mundo virtual. E que atos no mundo virtual também podem gerar consequências boas e ruins no mundo real. Principalmente por parte de pessoas desequilibradas.

Fonte dessa imagem: evoo.com.br

Jogos de Azar - As Casas de Jogos de Azar. São locais clandestinos utilizados para a prática de jogos ilícitos, geralmente nestes locais existem varias máquinas de caça – niqueis (Vídeo Poker e Bingos eletrônicos). Muitos desses lugares funcionam dia e noite ou seja 24horas por dia.

São frequentados por aposentados e pessoas dependentes de jogos (Viciados). Esses ambientes oferecem toda uma infra – estrutura para manter o jogador o mais tempo possível jogando arriscando a sorte na esperança de ganhar sempre mais, nesta ilusão o jogador vai perdendo tudo. Muitos chegam até a ficar na miséria.

As pessoas que são donas de tais estabelecimentos e incentivam tal atividade estão fora da lei podendo ser presas e condenadas no rigor da justiça.

Os jogos de azar são praticados de forma clandestina. Jogos de carta por exemplo quando envolve apostas de valores. O jogo do bicho muito praticado pela população de baixa renda etc.


Fonte dessas imagem: www.google.com & portalgravatanoticias.wordpress.com


Jogos de Tabuleiros - São jogos muito antigos e populares existe uma grande variedade destes tipos de jogos pelo mundo. Os mais populares são: Domino, Damas, xadrez, Gamão (É considerado o Rei dos Jogos), Pimbal etc. a grande maioria desses jogos são praticados em grupo.

 
 Fonte dessa imagem: www.google.com


Jogos de Cassinos - Os Jogos de cassino são proibidos no Brasil. Existem países onde tal atividade não é proibida como é o caso de Lasvegas nos EUA. Uma cidade construída no meio de um deserto, o paraíso para os jogadores. Possui toda uma grande infra estrutura e muitos cassinos (Casas de jogos, Show, Hotéis etc.). Nestes locais são jogados muitos jogos de carteado, De roletas, de Dados e caça niqueis... essa cidade recebe turistas de varias partes do mundo e os jogos envolvem n apostas.

  

 Fonte dessas imagens: sempretops.com & walldesk.com.br

Jogos Terapeuticos - São jogos especiais que visam devolver as capacidades motoras de pacientes com sertas deficiências físicas decorrentes de varios fatores (Pessoas que perderam parte de seus movimentos devido a acidentes de trânsitos...). Muitos dos consoles modernos que possuem sensores de movimento estão sendo usados em tratamento de pacientes nos mais variados casos.

Jogos de RPGs - São jogos onde os participantes criam seus personagens e também narrativas onde todos colaboram para o desenvolvimento da História que pode se passar em qualquer época ou locau. Os participantes desse tipo de jogo estão enquadrados em regras mais podem emprovisar livrimente dentro das narrativas dos personagens que assumem.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Em um RPG são raros os vencedores e os perdedores, todos jogam em grupo colaborativo. Não é basicamente um jogo de competições. Os RPGs são bons porque eles fazem o jogador usar sua imaginação, para cumprir determinadas tarefas. Esse tipo de jogo tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. Sendo usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Existem muitos RPGs nacionais e estrangeiros, tanto em livros quanto em jogos eletrônicos de consoles ou computadores. Com os mais variados temas...
Em muitos RPGs se utilizam tabuleiros e dados especiais. Existe também o mestre do jogo responsável pela coordenação do grupo em um jogo de rpg!


 Fonte dessa imagem: http://pt.wikipedia.org

Jogos GBLs (Game Based Learning) - São jogos que usam a diverção como ferramenta de aprendizado e capacitação. Ou seja Softwares que simulam situações reais para capacitar pessoas para executar determindas tarefas. Como exemplo a venda de um determinado produto para o consumidor, esses jogos criam um perfil para o funcionário de uma determinada empresa.

Lembrem-se Jogar é bom e faz bem desde que se tenha moderação e compromisso com as outras atividades diarias da vida! Bom jogo e estudem senão Game Over!

Fonte: Resenha. Professor - Ferreira. História 2011

Os Jogos Olímpicos 

Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. A data mais aceita para o início dos jogos Olímpicos antigos é 776 a.C., sendo baseada em inscrições, encontradas em Olímpia. Dis a tradição que o primeiro campeão Olímpico foi um cosinheiro (Coroebus) da cidade de Elis.

A origem dos jogos Olímpicos é cercada de mistérios e lendas. Os jogos Olímpicos antigos eram caracterizados pela participação de atletas que representavam as varias cidades-estados gregas além dos eventos atleticos existiam também combates e corridas de bigas.

Uma das lendas afirma que Héracles (Hercules) ápos ter cumprido seus doze trabalhos, ele construiu o estádio Olímpico ápos ter andado em linha reta 200 passos, como uma honra a Zeus.
Outra lenda, associa os primeiros jogos com o conceito grego de tregua Olímpica.

As Olimpíadas foram de fundamental importância religiosa, com eventos esportivos ao lado de rituais de sacrifício em honra tanto a Zeus (cuja famosa estátua por Fídias estava em seu templo em Olímpia) quanto a Pélope, o herói divino e rei mítico de Olímpia.

A data mais comum para o fim dos jogos Olímpicos, é 393 d.C., quando o imperador (Romano)Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos seriam eliminados. Outra data já é de 426 d.C., quando seu sucessor Teodósio II ordenou a destruição de todos os templos gregos. Após o fim dos Jogos Olímpicos, não foram realizados novamente até o final do século XIX.

 
O Barão Pierre de Coubertin 
Fonte dessa imagem: www.wikipédia.com


A 15 séculos atraz foram realizados os ultimos jogos Olímpicos da Antiguidade. O Barão Pierre de Coubertin (Pierre de Fredy: Educador francês). Conseguiu o apoio internacional para realizar em Atenas na Grecia em 1896 os primeiros jogos Olímpicos da época contemporânea. Ele fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica. Os jogos Olímpicos de hoje são realizados de quatro em quatro anos, e reunem atletas de varias partes do mundo.
Além dos jogos Olímpicos tradicionais temos outras adaptações tais com: Os Jogos Olímpicos de inverno, Os Jogos Paraolímpicos, e os Jogos Olímpicos da Juventude.
Os atletas participantes nas mais diversas modalidades esportivas, quando vencedores são premiados com medalhas nas três primeiras colocações. Primeiro lugar medalha de Ouro; Segundo lugar medalha de Prata e o terceiro lugar medalha de Bronze. Além das varias competições também há a marcação e a quebra de recordes.

A bandeira Olímpica

A bandeira Olímpica foi idealizada pelo barão de Coubertin. A bandeira foi adotada em 1914, mas voou pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, foi hasteada em cada celebração dos Jogos. A bandeira é composta por cinco anéis entrelaçados, representando a união dos cinco continentes habitados (considerando as Américas do Norte e doSul como um continente único). Os cinco aneis representam o ideal de unir pelo esporte os povos dos cinco continentes. As cores azul, amarelo, preto, verde e o vermelho, sobre um fundo branco. Forma abandeira olímpica. Tais cores foram escolhidas porque cada nação tem, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional.


Fonte dessa imagem: www.wikipédia.com 

O lema Olímpico é "Citius, Altius, Fortius", uma expressão latina que significa "mais rápido, mais alto, mais forte". Os ideais de Coubertin são melhores expressos nojuramento Olímpico:  

“A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.”

Fontes pesquisadas: www.google.com /www.wikipédia.com / O Livro – Saber e fazer História. História geral e do Brasil, Gilberto coutrim e Jaime Rodrigues. 6º Ano Editora Saraiva. 5ª edição São Paulo 2009. Página 124.  Resenha. Ferreira. Esse texto se encontra no Blog: História & Mais:  www.historiaehcpferreira.blogspot.com
__________________________________________________________________________

Propostas de Atividades

1ª Atividade - Trabalho: Os alunos em grupo de no minimo dois e no máximo seis componentes. Deverão produzir um trabalho ou jogo e demonstra-lo em sala de aula!

2º Atividade - Exercício e ou participação em aula com colocações e pontos de vista emitidos pelos alunos.


********************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão,  dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
********************************************************************************************************