domingo, 22 de maio de 2011

População Conceitos

TAI da II – Unidade. Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Componente Curricular: Geografia. Eixos: Representação e interação da leitura do espaço. Professor: Ferreira.EEPM. Conteúdos: O Sistema de fusos e as Diferenças de horários entre os lugares. - Como os seres humanos ocupam as diversas paisagens da terra. - Crescimento, distribuição e indicadores socioeconômicos. - Movimentos populacionais de conflitos étnicos. Séries: 1°ano BCDE do Ensino Médio. Fontes pesquisadas: Livro - O Espaço Gerografico: Geografia Geral e do Brasil. Editora Ática: IGOR Moreira. São Paulo 2001. Adaptações (Resenha Ferreira) pesquisas no Google e Wikipédia. Feira Nova (PE) 2011

Geografia
fonte: internet.

A Terra é o terceiro planeta do sistema solar.
Nosso planeta tem 4,6 Bilhões de anos.
E sua população é de 7 Bilhões de pessoas.

Classificação da população dos 10 primeiros países do planeta Terra.

1º República Popular da China:--1338 612 968
2º Índia:-----------------------------------1210 193 422
3º Estados Unidos:--------------------308 745 538
4º Indonésia: ----------------------------237 556 363
5º Brasil (em 2010):-------------------190 732 694
6º Paquistão:-----------------------------172 800 051
7º Bangladeche:------------------------154 037 902
8º Nigéria:----------------------------------146 255 306
9º Rússia:----------------------------------140 702 094
10º Japão:---------------------------------127 288 419

Conceitos de população absoluta e relativa

A população absoluta: É constituída pelo total de habitantes de um determinado lugar. Dessa forma podemos dizer que a população absoluta da Terra é de habitantes. 7 Bilhões de habitantes com projeção de 9 bilhões até 2050.

A população relativa: É indicada pela distribuição da população em relação a superfície do lugar. É correspondente ao número de habitantes por unidade de área, geralmente o Km2 (Também é chamada de densidade demográfica).

Exemplo: O Japão possui uma área de 372.812 Km2 e uma população de 127,9 milhões de habitantes.
Formula para calcular a densidade demográfica:

D= nº de habitantes / área

D= 127,9 milhões de habitantes / 372.812 km2

D=341 habitantes por cada quilômetro quadrado.

Populoso e povoado

Populoso: Se refere à população absoluta. Exemplo: O Brasil possui 190.732.694 Milhões de habitantes (2010).

Povoado: Se refere à população relativa, exemplo: A população de determinado local com relação a ocupação de seu território. 120 habitantes por Km2

As maiores densidades demográficas estão na Europa. Centro – Ocidental (Bélgica, Países baixos, Luxemburgo, Alemanha e Reino unido). Na Ásia Meridional (Índia e Bangladeche). No Sudeste Asiático (Filipinas e Vietnã) e na Ásia Oriental (japão e Coréia do Sul).

Superpopulação ou Superpovoamento

Superpopulação: Uma área é considerada superpovoada quando sua população ultrapassa um limite acima do qual se torna difícil o aumento da produção de recursos para sua subsistência. Em outras palavras quando a população é maior que os recursos disponíveis.

A dinâmica populacional e seus indicadores

Para o estudo das populações é necessário utilizar recursos numéricos ou dados estatísticos para quantificar os fenômenos demográficos, a estrutura e as condições de vida do contingente humano.

Os indicadores Sociais

Os indicadores sociais são dados numéricos que mostram a qualidade de vida de uma população, ou seja, indicam as condições em que ela vive: Se na pobreza, se tem suas necessidades básicas atendidas ou se goza de um bom padrão de vida. Os principais indicadores sociais são o nível de saúde, o nível de instrução e a renda média, que compõem o índice de desenvolvimento humano (IDH), um critério internacional adotado pelo programa das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento (PNUD) para a avaliação da população mundial.

Indicadores Demográficos

Os principais indicadores demográficos são o crescimento vegetativo e a imigração. Por meio desses indicadores, é possível observar a dinâmica de uma determinada população: Se ela cresceu ou não, quantas pessoas nasceram, quantas morreram e quantas deixaram o lugar e chegaram, etc. Esses dados obtidos vão servir para o planejamento de políticas publicas e futuros investimentos para a melhoria das condições da população. Em áreas como Educação, saúde, segurança infra estrutura etc.

Crescimento Vegetativo

Conceitos de Crescimento vegetativo: É a diferença entre os nascimentos e os óbitos, ou seja (Entre a taxa de Natalidade e a de Mortalidade ocorridos em um ano em cada grupo de 1000mil pessoas). Sendo geralmente expresso em porcentagem.

A taxa de Natalidade: Indica o número de nascimentos ocorrido anualmente para cada grupo de 1000mil habitantes de um dado lugar, seja país, Estado ou cidade.
Sua fórmula é:

Taxa de natalidade = Nascimento porano x 1000 / População absoluta

A taxa de Mortalidade: Indicada o número de mortes ocorridos anualmente para cada grupo de 1000 habitantes de um dado lugar, seja país, Estado ou cidade.
Sua fórmula é:

Taxa de Mortalidade = Mortes por ano x 1000 / População absoluta

A Pirâmide Etária: São gráficos que representam as principais estruturas de uma população como sua distribuição por faixa etária e por sexo. Demonstra também a expectativa de vida da referida população.

A estrutura etária de uma população e a sua distribuição por grupos de idade, podem ser resumidos em três faixas principais:

Jovens (Do nascimento aos 19 anos).
Adultos (De 20 à 59 anos).
Idosos (Acima de 60 anos).

Em uma pirâmide etária, a população feminina está geralmente representada do lado direito e a população masculina do lado esquerdo.

À escala da base da pirâmide permite a leitura do total ou da porcentagem de homens e mulheres em cada faixa etária.

Fonte: O Espaço Gerografico: Geografia geral e do Brasil. Editora Ática: IGOR Moreira. São Paulo 2001.

Pirâmide Etária

O Censo: É uma Contagem!

Fonte: www.ibge.gov.br

EXERCÍCIO

1º) (Prof.Ferreira.EPM) Digamos que em um país x sua população total é de 200.000 mil habitantes e sua área territorial é um terço de 6.000 Mil Km2. De quanto será a densidade demográfica deste país?

Suaresposta______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) (Prof.Ferreira.EPM) A china é o primeiro país no no mundo no que diz respeito à população. Da qual é de 1338612968 habitantes. Podemos dizer que sua população é?

a) Absoluta com 1328612869 habitantes por Km2
b) Relativa com um sexto por m2
c) Simplesmente absoluta com 1338612968 habitantes
d)Todas estão corretas!

3º) (Prof.Ferreira.EPM) De quanto é a população absoluta da terra?

a) 5,6 Bilhões de habitantes
c) 4,7 Milhões de habitantes
b) 7,0 Bilhões de habitantes
d) 6,2 Milhões de habitantes

4º) (Prof.Ferreira.EPM) Em uma cidade de 25mil habitantes esta ocorrendo um elevado crescimento no número de nascimentos. Ou seja esta nascendo 2.200mil criança e o número de mortes é de 120 habitantes. A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade entre os habitantes desta cidade é de?

a) Sua taxa de natalidade é de 0,88 e a de Mortalidade é de 4,8
b) Sua taxa de natalidade é de 8,8 e a de Mortalidade é de 48
c) Sua taxa de natalidade é de 88 e a de Mortalidade é de 4,8
d) Sua taxa de natalidade é de 9,8 e a de Mortalidade é de 5,7

5º) (Prof.Ferreira.EPM) A Pirâmide Etária é composta por gráficos que representam as principais estruturas de uma população como sua distribuição por idade e por sexo além de demonstra também a expectativa de vida da população. Como esta distribuída as faixas de idade na pirâmide etária?

a) Jovens (0 aos 17 anos). Adultos (De 22 à 58 anos) e Idosos (Acima de 65 anos).
b) Jovens (0 aos 16 anos). Adultos (De 18 à 49 anos) e Idosos (Acima de 70 anos).
c) Jovens (0 aos 19 anos). Adultos (De 20 à 59 anos) e Idosos (Acima de 60 anos).
d) Jovens (0 aos 18 anos). Adultos (De 21 à 560 anos) e Idosos (Acima de 75 anos).

6º) (Prof.Ferreira.EPM) O Brasil é o 5º país em quantidade de habitantes no mundo. De quanto é a população em nosso país?

a) O Brasil possui 190.732.694 Milhões de habitantes
b) O Brasil possui 180.722.674 Bilhões habitantes
c) O Brasil possui 190.732.694 Bilhões de habitantes
d) O Brasil possui 160.742.694 Milhões de habitantes

7º) (Prof.Ferreira.EPM) De quanto é a densidade demográfica do Brasil e do japão considerante que suas áreas territoriais são respectivamente de: 8.547.403 km2 e 372.812 Km2 e suas populações são: 190.732.694 e 127.288.419habitantes? Considerando a fórmula: D = nº de habitantes / área

a) 3,2 e 341,4
b) 2,2 e 341,4
c) 1,4 e 241,4
d) 2,00 e 240,42

8º) (Prof.Ferreira.EPM) Com base no gráfico da pirâmide etária brasileira do IBGE de 2010 de quanto é o total de Homens e mulheres adultos(as) entre 45 e 49 anos?

a) 5682013 Homens e 6141238 Mulheres
b) 6692013 Mulheres e 5141338 Homens
c) 5692013 Homens e 6141338 Mulheres
d) 6692013 Mulheres e 5141338 Homens

9º) (Prof.Ferreira.EPM) De quanto é o total de brasileiros que tem mais de 100 anos?

a) 7247 idosos
b) 31529 Adultos
c) 7147 idosos
d) 31529 Adultos

10º) (Prof.Ferreira.EPM) Quem avalia emede o índice de desenvolvimento da população de um determinado local na Terra é um índice que foi criado por um orgão internacional. E é representado pela seguinte sigla?

a) ONU        b) PNUD       c) IDH       d) PIB

------------------Resposta correta do 1ºitem---------------------

1ºR = 100 habitantes por Km2

-------------------------------------------------------------------------------

*************************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão,  dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
*************************************************************************************************************

sábado, 21 de maio de 2011

A DANÇA

TAI da II – Unidade. Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Componente Curricular: Educação Física - EDF. Eixos: Dança. Professor: Ferreira. EEPM. Conteúdos: Dança. Séries: 4°NM, 3°C, 2°B, 2°C. do Ensino Médio. Fontes pesquisadas: Adaptações (Resenha Ferreira) pesquisas no Google e Wikipédia. Feira Nova (PE) 2011


(Fonte desta imagem: amamede.com)

A dança é uma das mais antigas manifestações culturais de expressão corporal e artística do ser humano de um grupo (Povo ou nação) etc.

O Ser humano dança!

Desde a Pré-História o homem dança pelos mais variados motivos: Para agradecer aos deuses, Para comemorar uma boa colheita, para festejar o nascimento, uma união matrimonial, e até se preparar para a guerra etc.

A dança é uma expressão corporal e artística na qual o ser humano pode se expressar de varias maneiras e para os mais variados fins.

Por que dançar? Dançamos para!!!!

·             Para entrar na presença de Deus.
·             Quando estamos alegres.
·             Conquistar e agradar o par desejado.
·             Em competições esportivas e não esportivas
·             Para simples diversão e passa tempo.
·             Com o objetivo de praticar uma forma de atividade física.
·             Ou literalmente quando não procuramos fazer as coisas certas!

A DANÇA NA HISTÓRIA

Na Bíblia sagrada o rei Davi dançou para Deus após ter ganho uma batalha!
Os índios Apaches da América do norte dançam a Dança da chuva para aliviar a falta de água.
Muitos grupos indígenas dançam em cerimônias de preparação para a guerra ou honrar índios que já faleceram (Seus ancestrais)!

TIPOS DE DANÇA

Danças variadas: Valsa, Xaxado, Quadrilha, Coco, Ciranda, Lambada, Tango, Capoeira, Frevo, Forró, Baião, Praiá, Pagode, Funk, Hip Hop, Rock, Samba, Xote.

Danças Indígenas: Samba de coco, do Toré, do caroá, do umbu, do praiá, da chuva etc.

Algumas danças indígenas

·             O Toré / O Samba de coco (diversão popular indígena)
·             A dança do caroá / A dança do umbu
·             A dança do praiá / A dança da chuva...

O TORÉ: É uma dança indígena de caráter religioso! A dança é realizada em um terreiro com cânticos e todos em volta de uma cruz.

O PRAIÁ: Para os índios o Praiá é considerado um deus. E a mata representa os santos e os encantos de luz!

As danças Afrodescendentes

Os negros assim como os índios e os europeus contribuíram muito para a formação cultural da nossa nação em várias áreas e também na dança. Hoje nos temos muitos exemplos dessa herança cultural.
Danças Afrodescendente: Capoeira (É uma Luta disfarçada de dança), Congada, Ciranda, Maracatu, Samba, Pagode, Axé, Maculelê, Afoxé, Batuque, Candomblé, etc.

A dança na educação

O ensino da dança nas escolas brasileiras deve ser abordado dentro do conteúdo Artes, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (fonte www.mec.gov.br) constitui componente curricular obrigatório, contemplando para o ensino fundamental Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e, para o ensino médio, além destas linguagens já citadas, há a inclusão das Artes Audiovisuais. (PCN - BRASIL, 2000, p.46).
A abordagem da dança dentro do contexto da educação física é complementar e deve auxiliar no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar.
A dança é uma área de conhecimento autônoma, até mesmo dentro das Artes, e é preciso ser respeitada e reconhecida como tal. A formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas) e a profissão é regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.
Fonte: www.wikipidia.com.br
A dança faz parte das artes cênicas (Dança, Teatro e Música) Criada na antiguidade e sendo originária de varias culturas.
No Egito antigo se dançava em homenagem ao deus Osíris (Tipo de dança astroteológica) com um caráter religioso.
A dança é uma expressão artística e motora dos movimentos corporais previamente estabelecidos (Coreografia) ou de maneira improvisada. (Dança livre).
Na maioria das vezes a dança é acompanhada de musica e envolve os sentimentos. (É a personificação plastica dos sentimentos expressos através dos movimentos corporais).
A dança pode existir como: Manifestação artística, diversão e/ou cerimônia.
A dança é calcificada quanto: Sua origem, O modo de dançar, Sua finalidade.
Existe a dança clássica, a moderna e a contemporânea essa ultima sofreu influência de elementos tecnológicos: Video, instalações, de movimentos sociais tais como individualismo, urbanização, mídia e teatro.
Na educação a dança é estudada nas disciplinas de Arte, e Educação Física (Em atividades rítmicas e expressivas).
A dança promove o bem estar e a saúde do corpo através do condicionamento físico que ela pode produzir no individuo que a pratica. Gerando muitos benefícios como a melhora de sua qualidade de vida.
Os profissionais de dança são: Bailarino(a) e Dançarino(a) ou Coreografo(a).

LISTAGEM DE VÁRIAS DANÇAS

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Existem vários estilos de danças por terem surgido em época, local ou cultura diferente. São ritmos lentos, agitados, contemporâneos, dançados individualmente, com parceiro, em grupo, casal, etc.

Tipos de Dança

·             Baião / Balé / Bharathanatyam / Bolero / Breakdance
·             Broadway
·             Bugio / Caboclinhos / Calango / Cana Verde (dança) / Capoeira
·             Carimbó / Catira / Cha-cha-cha / Chamamé / Chotiça / Chula
·             Ciranda / Coco / Corridinho / Dança contemporânea / Xote
·             Dança da enxada / Dança das fitas / Dança de roda / Zouk
·             Dança de rua / Dança de São Gonçalo / Dança do dragão
·             Dança do cavalo-marinho / Dança-do-lelê / Dança do leão
·             Dança do ventre / Dança moderna / Dança profética / Electro
·             Fandango / Flamenco / Forró / Frevo / Funk / Free Step
·             Habanera / Hip hop / Hopak / Jazz / Jerk / Jongo / Kizomba
·             Krumping / Kuduro / Lambada / Lundu / Malhão / Maracatu
·             Mambo / Maculelê / Maxixe / Melbourne Shuffle / Merengue
·             Moçambique / Pagode / Pasodoble / Polca / Pousade / Quickstep
·             Rancheira / Rebolation / Reggae / Rock and Roll / Rumba
·             Salsa / Samba / Samba de gafieira / Soltinho / Sapateado
·             Siriquité / Soca / Tango / Valsa / Vira / Verde-gaio / Xaxado
·             Outros tipos
·             Dança de salão e Dança tradicional

Portanto dançar faz bem ao corpo e a mente também!
*********************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão,  dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
********************************************************************************************************

quarta-feira, 4 de maio de 2011

HISTÓRIA DA LUTA

TAI da II - Unidade de Educação Física – EDF. Séries: 4°NM, 3°C, 2°B, 2°C. do Ensino Médio. Autor - Professor: Ferreira. Assunto: História da Luta. Fontes: Resenha: Ferreira e sites google.com.br; wikipedia.org Ano: 2011-05-04


Resenha: História da Luta

O homem desde os tempos Pré-Históricos luta por uma questão de sobrevivência da espécie e do grupo no qual ele está inserido, bem como, por uma questão de liderança frente aos membros de sua comunidade. Na Pre´- História o ambiente era bastante hostil e a sobrevivência dependia da lei do mais forte. Com o desenvolvimento da agricultura no Período Neolítico o homem passa a acumular bens, e esses bens geraram a ganancia de outros grupos, isso faz surgir um grupo de homens dedicados a proteger a tribo do ataque de outros povos primitivos hostis que sempre atacavam querendo se apossar das riquezas e dos recursos naturais existentes na região (Tais como: Água, a caça, as habitações, o rebanhos, as mulheres, etc).
Sempre em uma aldeia a escolha do líder era feita pela vitória de um determinado guerreiro em uma luta. Esse líder seria o responsável pelo destino do grupo e por sua defesa contra ataques de grupos inimigos.

Ao longo da História, a luta vem ganhando contornos em regiões distintas da Terra, e vão sendo criados os mais variados estilos que vão servir para os mais diversos fins. Os povos da antiguidade usavam a luta para a preparação de seus exércitos, visando à conquista de novos territórios, a defesa de suas regiões e o entretenimento do povo (Luta de gladiadores no coliseu na Roma da Antiguidade). Povos como os Gregos (Espartanos: Treinavam sempre para a guerra), os Romanos, os Egípcios, os Chineses e os Japoneses desenvolveram técnicas de luta muito bem elaboradas e diversificadas ao longo da História.

Muitos homens criaram escolas (Templo Chaolin na China escola de Luta de tradição milenar que prepara monges lutadores) de luta para preparar seus discípulos nas mais variadas Artes Márcias (Como Jigoro Kano Mestre do Judô no Japão uma luta derivada do Jiu-jitsu). Esses homens eram conhecidos como mestres, em seus estilos de luta. Ensinavam tudo ou quase tudo a seus alunos, e antes de morrer passavam seu segredo para pessoas de sua família ou para pessoas de sua extrema confiança. Dessa forma as técnicas de luta iam passando de geração em geração, muitas vezes através da oralidade ou da prática de tais técnicas ao longo da vida por um aprendiz, o qual passava boa parte de sua vida estudando com um mestre sua técnica e seu estilo de luta. Esses alunos tinham que passar por várias etapas ao longo de suas vidas, até atingir os mais variados graus, até o nível máximo de mestre.

A luta da ao ser humano uma capacidade fora do comum, desenvolvendo suas habilidades, flexibilidade, raciocínio lógico, eleva a sua capacidade física e resistência. Muito diferente de uma pessoa comum. A luta é também uma arma letal para quem pratica alguma forma de luta quando empregada de forma covarde contra uma pessoa que não sabe lutar. É uma arma de defesa em certas ocasiões (Em um assalto a mão armada, por exemplo: É sábio não reagir!). Existem inúmeras lutas, todas com suas características particulares, suas vantagens e suas desvantagens.

Assim como no passado, a luta é muito utilizada pelas forças armadas das nações na preparação de seus contingentes. A luta também é bastante explorada no esporte, nas olimpíadas, em competições das mais variadas, como temas de filmes e da indústria dos vídeo games. Os povos indígenas também têm competições de luta (Huka Huka).
Um bom lutador seja qual for o seu estilo de luta o qual pratique tem que ter determinação, dedicação, disciplina, honra, respeito e precisa estar buscando sempre um nível bastante elevado. Ele não pode ter medo e deve controlar suas emoções, buscando sempre um equilíbrio e a perfeição ele estará aumentando seu nível em relação aos demais. Buscar a sabedoria também é fundamental pois em uma luta a força bruta e o tamanho nem sempre pode definir uma vitoria absoluta. Que o diga Davi (Um menino magro) quando lutou contra o GIGANTE GOLIAS o qual estava armado ate os dentes e revestido de uma armadura de guerra. Sendo derrotado pela sabedoria que Davi com sua fé recebeu de Deus para derrotar o GIGANTE. Quando ao jogar uma pedra seteira com sua funda na testa de GOLIAS abatendo-o!.

Bruce Lee (Uma verdadeira lenda do mundo da luta) foi um grande Mestre do Kong-Fu. Baixo magro, mas de corpo definido ele era detentor de uma técnica bastante apurada e sabia como ninguém aplicar a tremenda força desprendida por seus golpes que eram muito rápido e potentes, ele era muito habilidoso em sua forma de lutar!

As várias técnicas de luta eram praticadas ou não com armamentos especiais desenvolvidos para determinados estilos de lutas! A própria luta em si já é uma arma. No Japão feudal existiram muitos grupos especializados conhecidos como Ninjas cuja técnica de luta era o Ninjutsu esses guerreiros eram os piores inimigos dos Samurais e temidos em todo o Japão pois um único ninja poderia fazer o trabalho de muitos soldados em uma guerra (Eles eram como, uma força de elite dentro da elite e usavam das mais variadas técnicas de espionagem contra espionagem, camuflagem e de combate armados ou desarmados eles eram letais. Eram treinados desde novinho em todas as suas potencialidades). E dominavam uma força fora do comum sua roupa era preta o que o ajudava bastante na escuridão da noite. Com a modernização do Japão tanto os ninjas quantos os samurais deixaram de ter tanta atuação. Existem muitas escolas no Japão e no mundo que trabalham o Ninjutsu.

No Brasil existe a família Gracie (Natural de Belém do Pará e erradicado no Rio de Janeiro os Gracies são uma família de lutadores que já disputaram e ganharam vários campeonatos mundiais de luta.) são campeões com a técnica de luta Jiu-Jitsu desenvolvida por Carlos e Hélio Gracie no Brasil. E também a Capoeira estilo de luta antes marginalizado desde o período colonial no Brasil, de origem afrodescendente foi aprimorada por mestre pastinha (Mestre Bimba) e reconhecida como esporte nacional no governo do Presidente Getúlio Vargas (Que em 1937, revogou a lei Sampaio Ferraz, liberando a capoeiragem. Logo depois de assistir a uma apresentação de Mestre Bimba e de seus alunos).

Quando praticar algum tipo de luta lembre-se de usar sempre roupas e calçados adequados e se preparar com um aquecimento prévio (Alongamento) Procure estar sempre sendo orientado por um profissional capacitado e reconhecido! Tomando essas medidas você estará evitando muita dor de cabeça.
Fonte: Professor - Ferreira.
www.historiaehcpferreira.blogspot.com

EXISTEM INÚMERAS FORMAS ESTILOS E TÉCNICAS DE LUTA NO MUNDO

Lutas Orientais:

·             Chinesas: Kung fu • Fei Hok Phai • Baguazhang • Hsing-I Chuan • Tai Chi Chuan • I-Chuan • Wing Chun • Wushu • Shaolin Quan • Bajiquan • Shuai Jiao • Chin-Na • Kenpō • Sanshou.
·             Japonesas: Aikido • Bōjutsu • Bujutsu • Caratê • Iaidô • Iaijutsu • Jiu-jitsu • Judô • Kendo • Kenjutsu • Kyudo • Naguinata-do • Ninjutsu • Sôjutsu • Sumô.
·             Tailandesas: Lerdrit • Muay Boran • Muay Thai • Krabi Krabong • Silat Pattani.
·             Coreanas: Hapkidô • Haidong Gumdo • Taekwondo • Tangsudo.
·             Vietnamitas: Viet vo dao • Qwan Ki Do.
·             Filipinas: Eskrima
·             Israelitas: Krav Magá

Lutas Ocidentais:
·             ArtDo • Boxe • Capoeira • Esgrima • Full contact • Jeet Kune Do • Jogo do pau • Kombato • Luta greco-romana • Luta livre • Morganti ju-jitsu • Sambô • Savate • Shobu-ryu • Submission Fighting . Vale-tudo • Pancrácio.
Brasileiras: Capoeira, Jiu-jitsu, Huka Huka.

Fonte anexas: www.google.com.br e wikipedia.org


1ª Atividade: Trabalho.

Em grupo de no minimo dois e no máximo seis componentes escolha uma luta e faça uma pesquisa para apresentar em sala de aula e a resenha para entregar ao professor (Com a utilização de Cartazes, caracterização, apresentação de slides em PPT (Power Point) foderes etc.). Como o grupo decidir melhor de forma organizada segura e com a participação de todos os componentes a fim de atingirem um objetivo comum e satisfatório para todos dentro do tempo estabelecido pelo professor.

2ª Atividade: Exercício.

1º) (Prof.Ferreira.EPM) Como a luta desempenhou seu papel no mundo primitivo?

a) Como uma forma de ataque, defesa e poder
b) Como uma maneira de atacar outros grupos
c) Não tinha uma grande importância no meio
d) Servia unicamente como uma arma de ataque

2º) (Prof.Ferreira.EPM) Durante o período Pré-Histórico com relação a luta qual era a lei que prevalecia naquele ambiente hostil?

a) A vitoria dos mais fracos b) A lei do mais forte
c) A união dos vários grupos d) O papel dos mais novos no poder

3º) (Prof.Ferreira.EPM) Ao longo da História os gregos Espartanos estavam sempre se preparando em técnicas de lutas para que finalidade?

a) As Olimpíadas b) As guerras
c) A busca da paz d) Competições desportivas

4º) (Prof.Ferreira.EPM) Com que finalidade (principal) os Romanos preparavam seus exércitos com relação a luta?

a) Para a paz b) Para lutas de gladiadores
c) Para as guerras de conquista d) Sem resposta!

5º) (Prof.Ferreira.EPM) São todas lutas Orientais?

a) ArtDo, Boxe, Capoeira, Esgrima
b) Sambô, Savate, Shobu-ryu, Submission Fighting
c) Kung fu, Caratê, Jiu-jitsu, Judô
d) Judô, Krav Magá, Sumô, Pancrácio

6º) (Prof.Ferreira.EPM) Que luta em 1937 no governo do presidente Getúlio Vargas (que revogou a lei Sampaio Ferraz) foi reconhecida como esporte nacional gracas a atuação de mestre Bimba o qual desenvolveu um novo estilo.

a) Jiu-jitsu b) Sumo c) Capoeira d) Kong Fu

7º) (Prof.Ferreira.EPM) No Brasil qual é a familia de lutadores mais importante e qual e a luta que praticam?

a) família Lee b) Família Gracie c) família Kempo d) família Toxiro

8º) (Prof.Ferreira.EPM) Ele foi uma grande mestre do Kong-Fu fez muitos filmes e ficou conhecido no mundo todo como uma verdadeira lenda das artes marciais?

a) Mestre Carlos Gracie b) Mestre Bimba
c) Mestre Jigoro kano d) Bruce Lee

9º) (Prof.Ferreira.EPM) Quem foi o maior mestre do Judô de todos os tempos?

a) Bimba b) Jigoro kano c) Hélio Gracie d) Bruce Lee

10º) (Prof.Ferreira.EPM) Com que finalidade as nações preparam suas forças armadas no que diz respeito a luta?

a) Para a defesa de seus territórios b) Manter a boa forma de suas tropas
c) Capacitar os soldados a lutarem mesmo desarmados d) Todas estão corretas!

11º) (Prof.Ferreira.EPM) Como se chama o nome da luta praticada pelos indígenas no Brasil?

a) Capoeira b) Huka Huka c) Judô d) Krav Magá

12º) (Prof.Ferreira.EPM) Que estilo de luta é praticada pelo exército de Israel?

a) Sumo b) Judô c) Krav Magá d) karaté

13º) (Prof.Ferreira.EPM) São todas lutas Ocidentais?

a) Boxe, Capoeira, Esgrima e Luta livre
b) Full contact, Vale-tudo e Hapkidô
c) Kendo, Aikido, Eskrima e Ninjutsu
d) Sumô, Bōjutsu, Judô e Fei Hok Phai

14º) (Prof.Ferreira.EPM) Que estilo de luta era bastante utilizada no Japão Feudal por ninjas?

a) Kong Fu b) Ninjutsu c) Karaté d) Jiu-jitsu

*************************************************************************************************************
Professor: Ferreira. “A Leitura faz parte da aprendizagem, Quando lemos: Aprendemos mais, e as questões ficam mais claras e tudo começa a dar certo. Seu sucesso como estudante e futuro cidadão, dependem principalmente de sua força de vontade; de suas atitudes positivas do  seu compromisso com a sua leitura, a sua organização e o respeito ao próximo: Fatores fundamentais para se ter sucesso. Seja sempre responsável em toda sua vida e que Deus lhe Abençoe!”. 2012
Obs. Procurem comentar! Texto para pesquisa com fins educacionais; Informem a fonte caso venham a se utilizar do texto. Fonte: www.historiaehcpferreira.blogspot.com
*************************************************************************************************************